O que é um Codec de Áudio?

O que é um Codec de Áudio?

Um codec é um software ou hardware que é usado para compactar ou descompactar um arquivo de mídia digital, como música ou voz.
O codec consiste de dois componentes: um codificador e um decodificador.
O codificador executa a função de compactação (codificação) e o decodificador executa a função de descompactação (decodificação). Alguns codecs incluem os dois componentes juntos. Encoder/Decoder.

Neste horizonte de Codec, existem os que possuem perdas e os que não possuem perdas.
• Sem perdas (lossless, em inglês)
• Com perdas (lossy, em inglês)
Codecs sem perdas:
Os codecs sem perdas são codecs que codificam o som sem comprimir o arquivo de audio original. Quando este arquivo for descomprimido, o som será idêntico ao original. Esse tipo de codec normalmente gera arquivos codificados que são entre 2 a 3 vezes menores que os arquivos originais. São utilizados em emissoras de rádios para manter a qualidade do som. A grande maioria das radios no Brasil utiliza o formato MP3 para gerar audio.
Codecs com Perdas:
Os codecs com perdas são codecs que codificam som, gerando uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é balanceada com a taxa de compressão para que não sejam criados artefatos perceptíveis.
Por exemplo, se um instrumento muito baixo toca ao mesmo tempo que outro instrumento mais alto, o primeiro é suprimido, já que dificilmente será ouvido. Nesse caso, somente um ouvido bem treinado pode identificar que o instrumento foi suprimido.
Os codec com perdas foram criados para comprimir os arquivos de som a taxas de compressao muito altas. Por exemplo MP3 são codecs para audio que facilmente comprimem os arquivos de som em 10 a 12 vezes o tamanho original, porem gerando perdas significativas e artefatos tipo mascaramento. É importante ressaltar que o MP3 é uma compressão com perdas. Isto quer dizer que os dados do áudio que são removidos de uma faixa de um CD ou arquivo WAV durante a codificação para MP3 não retorna quando este áudio em MP3 for reproduzido.
Bitrate:


A taxa de bits ou bitrate, em inglês, é uma das medidas da qualidade de um arquivo comprimido. A taxa de bits representa o tamanho final desejado para o arquivo e, normalmente, é apresentada como Kbit/s.
1 Kbit/s significa que a cada segundo, o codec tem 1000 bits do arquivo final para utilizar, ou seja, se um arquivo de som tem 8 segundos e é comprimido a uma taxa de 1 Kbit/s, o arquivo final terá 8 Kbits ou 1 Kbyte. Conclui-se, então, que quanto maior for a taxa de bits, melhor será a qualidade do arquivo final, já que o codec terá mais espaço para poder comprimir o arquivo original, necessitando descartar menos informações do arquivo.

By: Jorge Faria.


www.audiotx.com.br