Cabo CAT5

Cabo CAT-5 é um cabo de par trancado usado para redes de computadores.

O cabo oferece um desempenho de até 100 MHz e é adequado para a maioria das variedades de ethernet , também é usado para trafegar sinais de áudio e vídeo.

Hoje no horizonte de Broadcast muitos consoles de áudio estão disponibilizando as saídas e entradas com conectores RJ45 para os sinais analógicos de áudio. São conectados usando os cabos categoria 5 chamados de CAT-5. Com a chegada do áudio sobre IP (AoIP) passaram a usar RJ-45 com cabos CAT-5 blindados, para substituir os tradicionais cabos de áudio e padronizar tudo. Em instalações fixas como emissoras de rádio o uso dos conectores RJ-45 apresenta muitas vantagens em relação aos conectores tradicionais: Um únicos cabo é capaz de enviar os dois canais simultaneamente (L+R) isto reduz a quantidade de fios necessário e também diminui custo. Além disso, possui fácil instalação sem necessidade de soldagem.

A ideia é que com cabos fortemente trancados a blindagem é desnecessária. Muitos dos melhores cabos para audiofilos não possuem blindagem e não são balanceados.

Desde o ano de 1876 cabos telefônicos percorrem longas distancias, mesmo próximos a linhas de alta tensão com muito pouco zumbido audível.

 

Nota: Este tipo de cabo não serve para cabeamento de microfones. Mas para o nível de linha, é interessante. A economia de custos é significativa.

 

Não existe um padrão para conexão RJ-45, mas nós da Audiotx seguimos o padrão da (StudioHub) fabricante dos Estados Unidos e marca amplamente utilizada por emissoras de rádios.

12.png

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br