Como escolher os Monitores de Audio (Caixa Acústica)

Um sistema de monitoramento (caixas acústicas) para o estúdio do ar deve ser eficiente e não possuir coloração e ter dimensões reduzidas. Lembrando que potência não é o mais importante.

Esclarecendo um pouco os conceitos:

A audição humana apresenta um fenômeno chamado mascaramento auditivo, que é a diminuição da percepção do som pela introdução de ruídos. Por isso é muito importante que os monitores (caixas acústicas) tenham uma boa resposta de frequências! De preferência o mais Flat (plana) possível. Os monitores são construídos em condições anecoicas e sua resposta de frequência vai mudar quando colocados em estúdio do ar! Isso acontece devido a forma que o som irá refletir (rebater) no ambiente em particular principalmente em relação a posição dos microfones para não haver realimentação. Como normalmente os estúdios do ar nas emissoras de rádio não são muito grandes, orientamos usar microfones dinâmicos de boa qualidade e evitar os condensadores que são muito sensíveis e irão com certeza captar o som refletido produzindo um vazamento de áudio no ar.

Pontos importantes na escolha:

 

Os monitores de áudios irão revelar não só o que é bom, mas também o que é ruim ou está ruim, e que precisa ser corrigido. Hoje existe monitores de áudio de excelente qualidade. Os monitores ativos são uma prova disto, possuem amplificação própria excelente qualidade e bom custo benefício.

 

Falo isso porque as caixas de som tipo consumer que muitas rádios usam, não possuem referência e a grande maioria possui um som exagerado com graves e agudos acentuados para que tenha mais presença!

Isso normalmente cria uma sensação mais empolgante para se ouvir, mas no estúdio a realidade é diferente, não podemos esquecer que em rádio o som tem que ser bom para todos. Os ouvintes é que irão julgar o som da radio no ar, e isso começa com a qualidade do som ouvido no estúdio.

 

Dicas importantes:

 

1- A escolha dos monitores de áudio para estúdio deve ser um item analisado com importância pois o objetivo não é somente produzir som agradável, mas sim reproduzir um som com fidelidade sem coloração para que não se faça ajustes errados

 

2- Evite pendurar os monitores na parede do estúdio. Isto produz uma maior resposta nos graves interferindo nos ajustes que podem ser feitos.

 

3- O ideal sempre é posicionar os monitores (caixas) simetricamente, ou seja, equidistante das paredes lado direito e esquerdo da posição para ouvir, como mostra a figura abaixo.

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

Siga-nos nas redes sociais

  • Black Facebook Icon

Copyright © 2020 David Faria. All Rights Reserved.