O que é o AES67?

As redes de áudio existem há cerca de 20 anos e vários métodos de conexão de sistemas de áudio vêm e vão.

Todas as redes de áudio funcionam da mesma maneira - elas permitem que você envie e receba muitos canais de áudio digital ao longo de um cabo de rede.

O problema sempre foi que cada um desses métodos de rede de áudio é diferente. Então, se você quiser conectar dois equipamentos juntos, eles terão que usar o mesmo protocolo.

 

Se você tentar conectar equipamentos de marcas diferentes usando dois protocolos diferentes, simplesmente não funcionará.

 

Tem sido assim há anos. Diferentes protocolos têm diferentes vantagens e desvantagens. Existem alguns protocolos padrão na indústria amplamente utilizados, mas há também alguns protocolos proprietários em que um fabricante deseja conectar somente seus equipamentos para que eles tenham controle total sobre a experiência do usuário.

 

O problema é que não vivemos em um mundo fechado, queremos liberdade para conectar todos os nossos equipamentos juntos qualquer que seja a marca. Então, em 2013, um novo padrão foi publicado e chamado AES67. No entanto, este não foi apenas outro protocolo para aumentar a confusão de protocolos incompatíveis. Em vez disso, o AES67 é um conjunto de regras para protocolos existentes e futuros a seguir.

Ele define um padrão mínimo para comunicação para permitir a passagem de áudio entre equipamentos.

 

Durante anos, houve diferentes métodos de colocar áudio em redes IP - todos eles incompatíveis entre si. Então Kevin Gross, uma lenda de redes de áudio, descobriu que muitos desses protocolos de rede eram na verdade bem parecidos.

 

O fato é que muitos desses protocolos de rede de áudio são bastante semelhantes. Se eles fizerem pequenas modificações, eles podem ser compatíveis com AES67 e, assim, passar o áudio para o equipamento usando outro protocolo.

 

AES67 foi desenvolvido pela Audio Engineering Society e pode ser um meio de conectar redes e sistemas diferentes juntos

Recentemente, no show da AES em Nova York, houve uma estréia mundial, demonstrando a interoperabilidade do AES67 entre dispositivos de diferentes fabricantes, incluindo equipamentos RAVENNA e DANTE.

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

Siga-nos nas redes sociais

  • Black Facebook Icon

Copyright © 2020 David Faria. All Rights Reserved.